1 de novembro de 2013

Como explicar a relação entre o pensamento e o sentimento

O desenvolvimento das crianças é fortemente influenciado pela qualidade dos pensamentos e sentimentos que elas têm. É importante trabalhar a natureza do que elas pensam e sentem sobre a vida, a escola, os amigos, sobre a amizade, o respeito, a solidariedade, enfim sobre valores essenciais para que se tornem adultos felizes e responsáveis por si e pelo meio em que vivem. Sugerimos aos pais e professores que busquem maneiras de potencializar esses valores, fortalecendo assim sua autoconfiança. 

Veja, abaixo, uma ideia de como introduzir esses assuntos para as crianças.  


Você sabia que tudo o que pensamos e vemos pode nos trazer algum tipo de sentimento? Por exemplo, imagine que está tomando um sorvete bem gostoso ou comendo a sua sobremesa favorita, dá água na boca né? E se você imaginar que está se divertindo bastante com seus amigos? Traz um sentimento bom também! Lembro que quando criança eu vivia imaginando que era astronauta. Eu andava bem devagar para imitar o jeito que eles andavam e quando fazia isso eu realmente acreditava que eu estava andando na lua!!! Era muito divertido (ou outro exemplo da sua infância).


Pois é, mas se você pensar algo ruim, como por exemplo, a nota baixa que tirou, a bronca que levou dos pais, o colega que gozou de você, o mico que você passou aquele dia, você vai sentir algo também. Só que será um sentimento ruim, mesmo que você tenha lembrado só um pouquinho. 

E que sentimentos são esses? Pode ser raiva, tristeza, um friozinho na barriga, uma agonia no peito, um peso na cabeça, dificuldade para respirar e vontade de chorar. Tem gente que até fica com vontade de não ir mais para a escola ou de sair de casa! 

Para sair desses sentimentos ruins temos que mudar o que estamos pensando para deixar nossa mente livre e leve para ter ideias de como resolver a questão. E quando você mudar seus sentimentos será mais fácil lidar com as situações que te deixavam triste. A vontade de chorar passa e a agonia no peito também.



Desejamos e Pensamos um Mundo Melhor para Você!


Acesse aqui para saber mais sobre o nosso trabalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário