17 de maio de 2015

Ajude as crianças a aprenderem como fazer amigos!

Algumas crianças têm dificuldades de fazer amigos, ficam sozinhas no recreio, não interagem. Outras podem mostrar um comportamento mais agressivo, batendo, sendo mandonas e falando coisas desagradáveis para os colegas. Elas não sabem por que fazem isso, mas não conseguem fazer diferente. E sofrem por que os colegas não gostam de brincar com elas ou não as chamam para fazer nada! É um problema comum nas escolas e muitas crianças crescem com essas questões, entram na adolescência com essa dificuldade e quando adultas muitas terão reflexos dessas vivências nas suas relações interpessoais.

A origem dessas dificuldades é individual e cada caso é um caso. Em geral, é na família ou na escola, os ambientes em que elas mais interagem, que se originam situações que podem atrapalhar o desenvolvimento do equilíbrio emocional das crianças. Pode ter sido na dinâmica familiar que o problema se instalou, uma vez que o exemplo das figuras representativas da família (pai, mãe, avós, tios próximos, etc) marca de forma positiva, ou não, a mente das crianças, levando a comportamentos compatíveis com as vivências com essas pessoas. Também pode ter ocorrido algum fato marcante na escola.

Sabemos que quando uma criança passa por dificuldades para fazer ou manter amigos ela precisa de ajuda.

Uma ideia para ajudar essas crianças é usar o livro Pedro, Migo e o Segredo do Downloadinho, em que fazemos uma analogia entre o funcionamento da mente e o do computador.

Ele ensina as crianças a fazer o downloadinho de programas como os da alegria e da amizade, da coragem, da amizade entre os irmãos, da aceitação da própria família e da autoconfiança. 

Se você é professor(a) pode trabalhar esse livro em sala de aula. Por exemplo, pode pedir às crianças que escrevam um passo a passo, um roteiro, sobre como fazer um downloadinho de um programa que esteja no livro. Elas podem escolher o seu próprio tema ou todas podem escrever junto com você.

Esses temas também são interessantes para redações e atividades em dupla, em que uma criança ajuda a outra a pensar sobre os passos necessários para fazer o download do programa que desejam instalar nas suas vidas.

Os pais ou responsáveis tem um papel muito importante para auxiliar os filhos a terem equilíbrio emocional em diversas situações. No caso da dificuldade em fazer amigos, podem ler e conversar sobre o entendimento que as crianças tiveram do livro Pedro, Migo e o Segredo do Downloadinho. Podem ajudá-las a entenderem que o primeiro passo para se ter mais amigos é mudar a própria forma de pensar sobre si mesmo, sobre a vida e sobre os colegas, como o personagem principal do livro fez. A partir daí muitas mudanças positivas poderão acontecer na vida da criança.
Se o problema persistir é importante procurar ajuda especializada para evitar que a situação se torne crônica.

Desejamos um Mundo Melhor para Você!



Acesse aqui para saber mais sobre o nosso trabalho:



Nenhum comentário:

Postar um comentário